top of page
20180920_215207 (1).jpg
Hélade Cappai, Jon Kabat-Zinn e Andréa Cappai no Omega Institute em setembro de 2018.

O que é mindfulness?

O QUE É MINDFULNESS?

 

Mindfulness é a qualidade de prestar atenção, de maneira aberta, atenta e curiosa.

 

Ela pode ser aplicada à todas as experiências sensoriais, pensamentos e emoções.

COMO SURGIU O MINDFULNESS?

Mindfulness é secular, e já é estudada há mais de 30 anos. No início dos anos 70, Jon Kabat-Zinn (esse da foto acima), um estudante de biologia do MIT, assistiu uma palestra de um mestre zen que mudou sua vida. Ele percebeu que sua vida havia mudado depois que começou a meditar. E ficou interessado em saber como isso funcionava.

Ele percebia que os pacientes com dores crônicas, nunca melhoravam. Ele criou um curso chamado Redução do Estresse Baseada em Mindfulness (MBSR), aplicou as técnicas de meditação e criou uma metodologia.

As reações vieram rapidamente. Os pacientes diziam que aquilo havia mudado suas vidas. Os voluntários não apenas passaram a relatar níveis menores de dor, mas conseguiam manter distância em relação à doença, se identificando menos com os sintomas e mais com as pessoas que realmente eram. O programa, estruturado em oito semanas de aulas e deveres de casa, foi incorporado pela faculdade de medicina da Universidade de Massachusetts. Hoje é a base para todas as aplicações usadas na área da saúde. Isso foi muito importante na aplicação da mindfulness de diversas maneiras e em várias adaptações.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS?

 

- Atenção focada

 

- Regulação das emoções

 

- Empatia e entendimento do outro

 

- Habilidades sociais

 

- Aprender a lidar com a ansiedade e o estresse

 

- Heartfulness: aprender a cultivar estados positivos como bondade, generosidade e gratidão.

​​O que é heartfulness?

Quando escutamos a palavra mindfulness é muito importante entender que nas línguas de origem asiáticas a palavra “mente” e a palavra “coração” são a mesma palavra. Então, quando escutamos a palavra mindfulness, nós também escutamos a palavra heartfulness. Os budistas falam que consciência é um senso de si mesmo, como os seis sentidos: visão, audição, tato, olfato, gosto e a consciência. E ela vem antes do pensamento.

Se eu tocar um sino, você não consegue escutar o sino, isso é apenas um nome, você escuta o barulho do sino na sua pureza original e acima disso, a mente adiciona o pensamento identificador: sino!

O que a mindfulness realmente faz é criar um pequeno espaço entre o momento inicial da percepção e todo o julgamento que vem com ele acontece virtualmente em todas as nossas experiências. Então, ao invés de experienciarmos nossas vidas com os nossos sentidos, nós na verdade experimentamos os nossos pensamentos sobre aquela experiência. Nossas preferências, se gostamos ou não dela, nossas preocupações. E isso envolve um certo tipo de disciplina.

O Heartfulness é centrado no coração e é para todos, independente de religiões e crenças religiosas. O coração é o centro do sentimento. Por isso, o coração é muitas vezes qualificado por um adjetivo, como coração bondoso, coração frio, coração generoso, etc. Heartfulness inclui estarmos cientes do que fazemos.

Heartfulness é o próximo passo evolutivo na expansão da consciência a partir do Mindfulness. Enquanto Heartfulness incorpora todos os benefícios de Mindfulness, ele nos leva ainda mais fundo para dentro do reino do centro de nossa existência humana – o Coração.

bottom of page